AGO 31, 2022
Mamilos - B9 Podcasts. Confira matéria original aqui.
Diálogos de peito aberto
Mamilândia, vocês certamente já falaram ou já ouviram frases do tipo: “Jura que você tem essa idade? Qual o segredo para você estar tão conservada? Você parece mais jovem!”. Essas e outras tantas frases, parecem inofensivas porque são repetidas meio no automático, sem a gente refletir os valores que expressam e o peso que carregam.
São expressões que revelam um tipo de preconceito muito velado e ainda pouco discutido: o etarismo, também conhecido como idadismo ou ageísmo. Esses termos definem o preconceito em relação à idade.
Mas hoje, somos testemunhas de uma mudança estrutural de cultura, provocada pela inversão da pirâmide etária na sociedade. A população mundial está envelhecendo rápido, e nós, brasileiros, em uma velocidade acima da média. No Brasil, até 2050, 30% da população estará acima dos 60 anos. A porcentagem passará de 40% até o fim do século.
Ou seja, vamos viver por mais tempo e teremos uma parcela muito significativa da sociedade experienciando esse fenômeno ao mesmo tempo.
Mas, afinal, o que é envelhecer? Que contribuições pessoas maduras podem trazer para o mercado de trabalho, para a política, para a cultura, para a ciência? Qual é o espaço que essas pessoas podem ocupar na sociedade? Nos esportes, nas histórias, nas famílias, no espaço de desejo e no ideal de beleza? Como a gente se prepara para a longevidade? Como somar anos a vida e somar vida aos anos?
Como sabemos que o espaço para envelhecer é ainda mais reduzido e cruel para as mulheres, Cris Bartis e Ju Wallauer convidaram para a conversa de hoje duas convidadas: a atriz, bailarina e produtora teatral brasileira Claudia Raia e Layla Vallias, fundadora do Hype50+, consultoria de marketing especializada no consumidor sênior.
Aperta o play e vem aprender com a gente!
コメント